domingo, 28 de fevereiro de 2010
Sacrifícios de crianças em Uganda
O animismo e rituais de feitiçaria são práticas religiosas próprias de diversas regiões e tribos africanas. No início de janeiro deste amo, uma equipe de reportagem da BBC publicou depoimentos e fatos sobre a atividade ritual de sacrifício de crianças em uma região de Uganda.
Segundo denuncia a reportagem, "um curandeiro levou os jornalistas ao seu altar secreto e disse que tinha clientes que regularmente capturavam crianças e traziam seu sangue e órgãos direto para cá para oferecer aos espíritos.", disse o homem à BBC.
Os clientes que procuram os curandeiros estão aptos a qualquer tipo de sacrifício em troca de fama e dinheiro barganhado com os "espíritos". Os curandeiros recebem cerca de US$ 260,00 dólares por consulta, e um chefe "superior" é quem coordena os rituais, os negócios e fica com a maior parte do dinheiro.
Em entrevista, um ex- curandeiro que agora luta contra essa atividade de sacrifícios chegou a afirmar que já teria matado 70 crianças, incluindo o próprio filho, decapitado por ele.
Existem dezenas de crianças desaparecidas e inquéritos abertos para apurar esses desaparecimentos. Todavia, a legislação e sistema para punir esse tipo de prática é insuficiente e ineficaz.
Diversos cristãos de diferentes denominações em Uganda se uniram em jejuns e orações para o fim dessa prática no ano passado. "Há um grito em nossa terra" - afirmou o arcebispo Orombi. "este grito é tão forte, que as Igrejas - independentemente de sua denominação - declararam conjuntamente uma campanha nacional contra o mal da bruxaria e dos sacrifícios humanos". Tal campanha deve continuar no ano de 2010.
Tamanha brutalidade não é uma exclusividade de Uganda. Há registros em centenas de países em todo mundo de desaparecimento de crianças usadas em rituais satânicos de sociedades secretas e ocultistas.
Leia a matéria da BBC Brasil aqui.
Fonte: Revista MCM Povos; BBC Brasil.